“Mapear processos é fundamental para compreender, aprimorar e otimizar os fluxos de trabalho de uma empresa” O mapeamento de processo é uma técnica usada para descrever e visualizar o fluxo de atividades e informações envolvidas na e...
Entende-se por QUALIDADE a capacidade que uma organização tem de atender aos requisitos de quem se interessa nos seus produtos (quase sempre o cliente). Para cuidar das atividades necessárias para prover a qualidade aos produtos, é preciso um con...
Procedimentos e instruções de trabalho são documentos utilizados com a finalidade de orientar uma tarefa e preservar o conhecimento da execução da atividade que descreve. A diferença básica entre eles é que enquanto um procedimento aborda o c...
Formulários são estruturas organizadas que orientam a coleta e organização de informações. É importante lembrar que um formulário só é um formulário enquanto em branco. A partir do momento que o mesmo está preenchido, este se torna um re...
Os indicadores de desempenho, como são chamados, são ferramentas direcionadas para o monitoramento da evolução dos resultados da empresa. Sua finalidade principal é dar referência para o processo, auxiliando na tomada decisão e a criação de...
Auditorias são processos sistematizados com a finalidade de verificar a aderência entre um sistema de gestão e aquilo que o rege (normas e documentos, por exemplo). É através do resultado de uma auditoria que a empresa tem a possibilidade de des...